Asteca
Antes da formação da civilização Asteca, povos anteriores a ela já habitavam esta região, como é o caso dos Toltecas, que a partir de aproximadamente do século XI desenvolviam-se neste território, porém seu declínio logo no século seguinte por diversas invasões bárbaras e o declínio de suas principais cidades, permitiram aos invasores estabelecerem-se nesta região se organizando em tribos que resultará na formação da civilização Asteca.
Mapa do império asteca
A organização asteca dava-se através dos Calpulli, (a língua oficial do império era o Náhuatl) isto é associações residenciais nem sempre igualitárias lideradas pelo Calpulli, sim o mesmo nome dado ao líder local, contando com seus próprios templos, escolas e organização. Cada Calpulli sabia exatamente quem se casava para o controle das terras e as doações a essas novas famílias que então formariam seus próprios clãs.
Em resumo a base da sociedade asteca era patriarcal e na maioria das vezes monogâmica sendo constituído o Calpulli por varias famílias que através desse sistema controlava a organização do trabalho agrícola, a arrecadação de impostos, as praticas religiosas e o recrutamento de novos guerreiros.
Capital asteca Tenochtitlán
O império asteca era controlado por um monarca, para nos o mais conhecido Montezuma II, imperador que fez contato com Cortez acreditando ser o espanhol enviado de seu Deus maior, o deus Sol. A seguir uma tabela apenas para ilustrar a hierarquia das classes sociais.
Governantes |
Grandes dignatários e Altos sacerdotes |
Elite dos Calpulli |
Pochtecas e Toltecas (grandes comerciantes e artesãos) |
Povo |
Servos |
Escravos |
A alimentação asteca era formada basicamente do milho de onde se faziam os cozidos, bolos e pães, além de feijão, abóbora tomate e animais domesticados como coelho, peru, aves, cachorros e patos. Como dado curioso, os astecas já conheciam o chocolate, não como os de hoje em dia, mas já era usado como uma bebida de liquido grosso e amargo usado principalmente no inverno após as refeições. Um outro dado curioso é quanto ao consumo de carne, tratado como um alimento nobre apenas as classes dominantes tinham acesso a esse tipo de alimento.
De forma bem resumida vamos descrever como os astecas lidavam com seus deuses, seus medos e suas crenças. Entre os deuses mais importantes da religião asteca encontra-se o Deus Huitzilopochtli, relativo ao sol, guerreiros, e aos jovens, divindade protetora da capital asteca Tenochtitlán, Tlaloc deus dos raios, tempestades e trovão, deusa da Terra Tlaltecuhtli e Quetzalcoatl o pássaro serpente, tido como para muitos principal deus da religião asteca, ficou conhecido como criador do calendário e dos livros.
A população acreditava que os deuses vigiavam suas vidas o tempo todo e por isso procuravam nunca desobedecer a suas vontades oferecendo sacrifícios e presentes em sua homenagem.
Sacrifício asteca
Os astecas se especializaram principalmente na arte com o trabalho com penas(plumária) e a ourivesaria o trabalho com ouro.Geralmente esses presentes eram dados ao monarca como tributo que repassava em forma de presente para os guerreiros ou membros da elite governamental.
Calendário de pedra asteca