Inca

 

Conta à lenda que os primeiros incas surgem com a intervenção do pai do sol, que ao analisar o caos que a terra se encontrava decide enviar duas crianças que tinham como objetivo principal estabelecer a ordem. Foi no lago Titicaca onde essas crianças surgem trazendo consigo uma estatua dourada presente do deus Sol.

 Lendas à parte, o Império Inca foi constituído com o legado de antigas culturas andinas como a de Chavín, Paracas, Huari e Tiahuanaco (devido a falta de escrita não sabe até os dias de hoje os motivos da decadência dessas culturas) sendo o alicerce no qual o Império Inca desenvolveu-se desde a Colômbia ate regiões do Chile e Argentina atual, tendo o Peru como centro político econômico e demográfico.

Também conhecido como Tahuantinsuyo ou as quatro estações o Império Inca remonta ao século XII tendo seu período mais próspero nos séculos XV e XVI onde se expandiu culturalmente e geograficamente ao longo do oceano Pacífico.

 Mapa do Império Inca

 

Muito parecido com os astecas a organização social dos incas baseava-se nos clãs os chamados Ayllu, grupo tribal no qual era chefiado pelo membro mais velho, tendo cada ayllu a responsabilidade de destacar homens para o serviço militar, cultivo das terras e o trabalho nas minas, além da construção de obras públicas.

Esses clãs reunidos formavam distritos (Suyus) que integravam as quatro regiões que dividiam o império, sendo governados pelos Tukriquc membros da nobreza. Esses governadores moravam nas principais cidades das províncias que eram divididas em diversas regiões e cada região era controlada por um Kuraca.

Nenhuma família ficava sem terra, quando nascia alguém o kuraca dava a essa pessoa um topo, punhado de terra, então se uma família era composta por três membros esta família possuía três topos, quando alguém morria o kuraca recebia de volta essas terras para repassar a diante.

A língua oficial era o Quichua, porém havia inúmeros dialetos se não centenas deles ligados a língua oficial do império.

 Ruínas de Cuzco

 

O império era governado pelo Inca, o filho do sol, ele reivindicava seu poder através da descendência direta dos deuses, (a origem divina do poder real). Abaixo do inca havia quatro principais classes.

 

Imperador (Inca)

 

Nobreza

 

Kuracas (Chefes Locais)

 

Hatum Runa (Agricultores e Artesãos)

 

Yanaconas (servos) Mitimaes (Prisioneiros de guerra)

 

Os incas tinham uma agricultura bastante avançada e já cultivavam cerca de setecentas espécies de vegetais, tendo como sucesso de sua agricultura a existência de estradas e trilhas que possibilitavam a distribuição das colheitas em uma região tão grande.

Cultivavam batatas (semilha), batata doce, milho, pimentas, algodão, tomates, amendoim, mandioca e um grão chamado quinua.

Caçavam animais como cervos, aves e peixes que lhes forneciam carne, couro e plumas que usavam em seus tecidos além das lhamas que de onde tiravam a pele, leite e carne servindo também de transporte.

 

Quanto à religião, os incas eram extremamente religiosos tendo como o sol e a lua suas principais divindades na qual pediam bênçãos, melhores colheitas ou vitórias em combates. Acreditava-se também que o imperador inca descendia diretamente do deus Sol.

Existiam também os lugares sagrados, chamados Huacas, que eram na verdade entidades divinas que viviam em lugares naturais como rios, vales e montanhas onde líderes espirituais através de rezas tentavam a comunicação com essas entidades sagradas para pedir ajuda ou conselho.

 

 Deus sol Inti protetor da casa Real

 

Existiam também os sacrifícios tanto humanos como animais, geralmente realizados ao nascer do sol. Os sacrifícios na maioria das vezes eram feitos quando um novo imperador assumia o trono, quando tribos derrotadas perdiam os combates e os derrotados eram oferecidos, lembrando que apenas os mais belos e jovens eram oferecidos aos deuses e somente as pessoas perfeitas ( sem qualquer tipo de doença ou deformidade pelo corpo ) podiam ser oferecidas. Realizavam sacrifícios também para pedirem boas colheiras.

No campo das artes os incas produziam artefatos destinados ao uso diário ornados com imagens e detalhes de deuses. Era comum na cultura inca o uso de formas geométricas abstratas e representação de animais altamente estilizados no feitio de cerâmicas, esculturas de madeira, tecidos e objetos de metal. Eles produziam belos objetos de ouro e as mulheres produziam tecidos finos com desenhos surpreendentes.

 Arte Inca

Vaso cerimonial Inca