A queda dos impérios

 

 

Neste tópico vamos tentar analisar os motivos que levaram a queda destes dois impérios, o Asteca e o Inca, tendo como ponto de partida a chegada dos espanhóis e a sua fixação dentro desses impérios onde a partir daí puderam por em prática seus planos e mecanismos de conquista.

Começaremos pelo império asteca e a chegada de Cortez a capital Tenochtitlán onde uma vez lá dentro o espanhol poderia então alcançar seu objetivo maior, a captura da cidade.

Como já bem sabemos os espanhóis se valeram da crença indígena de que eles seriam na verdade criaturas divinas, pelo menos em um primeiro instante se aproveitando disso os europeu adentraram facilmente ao coração do império.

Quando Cortez faz Montezuma de refém dentro de seu próprio império, muitos nativos já se mostravam inquietos com a situação, mas o imperador acalmava seus súditos em um discurso onde pedia calma e tentava convencê-los de que os espanhóis trariam melhorias para seu povo.

Neste contexto, surge a noticia de que Diego de Velazquez Governador de Cuba manda uma tropa a caminho dessa região para prender Cortez por insubordinação, chefiada por Panfilo de Narvaez. Cortez segue marcha ao encontro de Panfilo e deixa a capital asteca ao comando de Pedro de Alvarado e segue para o conflito.

Na ausência de Cortez Alvarado promove um verdadeiro massacre, matando muitos nobres no chamado Massacre Do Templo Maior, instaurando então um caos e desordem incontroláveis; Enquanto Cortez saia-se vitorioso do combate, graças a ajuda dos índios Tlaxcalans que concordaram em ajudar o invasor na derrota asteca por serem tribo rival, engrossaram o exercito de Cortez ajudando-o a derrotar Panfilo. Conseguiu que os soldados derrotados integrassem o seu exercito com a promessa de muito ouro em Tenochtitlán.

Chegada de Cortez a terras mexicas

 

A Noite Triste.

 

Quando Cortez regressa a capital mexica encontra o caos, mortes, desordem e um forte movimento contrário a presença de Montezuma. O espanhol tenta em vão fazer com que o imperador acalme essa gente, mas foi recebido a pedras e salva de dardos, falecendo mais tarde por esses ferimentos ou mais provável em mãos espanhola.

Montezuma sendo recebido a flechas

 

O terror estava armado, os nativos cercaram o palácio onde se encontrava os espanhóis e seus aliados, bloquearam as passagens, as pontes e o abastecimento de comida.

Ao forçar sua saída na calada da noite Cortez e seus homens são avistados por uma india que logo alerta os guerreiros astecas; Encontrou no caminho centenas de nativos, obrigando Cortez a lutar por sua vida e de seus homens em uma batalha sangrenta, estima-se que morreram tantas pessoas que podia se passar para fora da cidade por cima dos cadáveres ao invés das pontes.

Nesta batalha Cortez perde muitos homens ele próprio quase perde a vida, conseguindo fugir para a mata graças a seu cavalo, onde lá contabilizou o seu prejuízo.

Semanas depois os espanhóis travaram nova batalha com os nativos, a Batalha de Otumba fazendo frente aos nativos, segundo o próprio Cortez graças a morte de seu líder os nativos recuaram permitindo o avanço espanhol para o cerco a Tenochtitlán.

Com a morte de Montezuma os astecas elegem Cuitlahuac como novo imperador, mas este morre pouco tempo depois de varíola por muitos a pior arma espanhola; Tenochtitlán conseguiria resistir por mais um ano, mas com a ajuda dos índios rivais os espanhóis em 1521 conquistam a capital dando fim ao Império Asteca.

La Noche Triste

 

 

 

Uma vez instaurados os espanhóis promoveram todo o tipo de terror imaginável, torturas, saques, mortes e violência das mais variadas possíveis. Esse comportamento foi o responsável pelo decréscimo da população indígena na região da mesoamerica.

 

 

                       Azeitando os Pés.Tortura espanhola

 

 

Os nativos tentaram fugir ainda que tardio do julgo espanhol, se refugiando nas montanhas, mas quando os europeus os encontravam, promoviam novo massacre.

Vemos a seguir uma tabela com os números do decréscimo da população nativa durante as invasões espanholas na região do então extinto império asteca:

 

·        1519: 25,0 milhões.

·        1532: 16,8 milhões

·        1548: 6,3 milhões.

·        1568: 2,65 milhões.

·        1580: 1,9 milhões.

 

Vemos então como foi devastadora a incursão espanhola no que hoje chamamos de México, seja escravizando, roubando terras, transmitindo doenças ou simplesmente matando sem motivos.

 

 

Índios queimados vivos